por Drª Elisa Quintela, segunda-feira, 10 de maio de 2021 14:49
A Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma técnica frequentemente recomendada pelos Cirurgiões Plásticos aos seus pacientes, para aumentar o conforto e ajudar a reabsorver o edema (“inchaço”) no período pós-operatório.
Como funciona a Drenagem Linfática Manual?
Existem vários métodos de DLM, como Leduc, Vodder, Foldi ou Godoy-Godoy. Todos eles têm técnicas manuais e movimentos diferentes, mas que respeitam os princípios básicos da drenagem linfática, o que os torna eficazes.
Os movimentos são realizados de forma suave, ritmada e com pouca pressão, uma vez que a maior percentagem de sistema linfático é superficial, estimulando a absorção do edema local e aumentando a velocidade da circulação linfática, para excretar mais rapidamente os líquidos.
Quais são os benefícios da Drenagem Linfática Manual?
- Descongestiona os tecidos, reduzindo de imediato a dor;
- Estimula a reabsorção dos líquidos, levando também à captação e eliminação de toxinas e produtos inflamatórios, permitindo que as células sejam mais bem nutridas;
- Além de melhorar a circulação linfática, melhora também a circulação sanguínea local, oxigenando os tecidos e melhorando o processo cicatricial;
- Estimula também a reabsorção de hematomas e equimoses (“pisaduras”);
- Ajuda a recuperar mais rapidamente a sensibilidade;
- Evita o edema crónico, caracterizado pelo “inchaço” e pela textura dura dos tecidos.
A Drenagem Linfática Manual no pós-operatório é igual à DLM aplicada em alguém que não tenha feito cirurgia plástica?
NÃO, não é igual. A DLM específica para o tratamento pós-operatório de cirurgia plástica tem em conta o tipo de intervenção realizada e a zona intervencionada, pois a cirurgia compromete o sistema linfático superficial, podendo inclusivamente interrompê-lo permanentemente.
Assim, deve procurar um Fisioterapeuta Dermatofuncional com formação especializada em pós-operatório de cirurgia plástica, que conheça todas as intervenções cirúrgicas, o percurso linfático adaptado e acessório e que saiba como e para onde deve facilitar a drenagem linfática.
A Drenagem Linfática Manual é o único método utilizado nas sessões de Fisioterapia pós-operatória?
Na Fisiclinic, além de combinarmos diferentes métodos de Drenagem Linfática Manual, tirando o melhor partido de cada um deles, utilizamos outros métodos e técnicas de terapia manual, pois em certos casos a DLM é insuficiente, como por exemplo, no tratamento de fibroses e aderências.
Quanto tempo demora uma sessão de Fisioterapia pós-operatória?
Depende do número de áreas intervencionadas, da tolerância do(a) utente e das suas necessidades.
No caso de uma cirurgia múltipla, como mamoplastia e abdominoplastia, ou então no caso de uma grande área intervencionada como os membros inferiores, recomendo uma sessão de 1 hora e 30 minutos. Devemos respeitar a velocidade da circulação linfática, que é mais lenta que a sanguínea, pelo que o tratamento de uma grande área toma mais tempo. Acelerar o processo pode comprometer os resultados estéticos da cirurgia.
Em cirurgias únicas, entre 45 minutos a 1 hora de tratamento será suficiente.
Espero que tenha gostado deste artigo e que tenha contribuído para o melhor esclarecimento relativamente ao meu trabalho clínico.
Cá a(o) espero na Fisiclinic!
Elisa Quintela
Fisioterapeuta Dermatofuncional Especialista em Pós-operatório de Cirurgia Plástica
