Gel, placa ou fita de silicone, para que servem?



Após a cirurgia plástica, os cuidados com a cicatriz são muito importantes para a conquista dos bons resultados estéticos e é com esse objetivo que se utilizam os produtos com silicone.

Os produtos com silicone estão indicados na prevenção e tratamento de cicatrizes hipertróficas e quelóides.

Seja em gel ou em fita, os seus efeitos não se devem à absorção de algum ingrediente ativo. O principal mecanismo de ação destes produtos é a oclusão da pele.

Ao aplicar o produto sobre a cicatriz, ele vai criar uma barreira protetora sobre a pele, evitando a perda de água. Assim irá manter a hidratação dos queratinócitos (células da epiderme – camada mais externa da pele) e inibir a produção excessiva de colagénio.


Mas como é que a hidratação das células mais externas da pele influencia a produção de colagénio?

Caso os queratinócitos estejam desidratados, eles libertam citocinas (proteínas que regulam a imunidade e a inflamação) que estimulam os fibroblastos dérmicos a produzir mais colagénio, tornando a cicatriz mais densa, rígida e volumosa.

Outro mecanismo de ação importante deste tipo de produtos é a compressão. Ao aumentar a compressão na zona, reduz-se a permeabilidade dos pequenos vasos e a formação de novos vasos, que de forma característica se conseguem visualizar em cicatrizes hipertróficas e quelóides.


Gel de silicone ou fita de silicone, qual o melhor?

Já existem estudo a comparar a eficácia de ambos e na verdade têm o mesmo nível de eficácia. A única diferença será na aplicabilidade dos produtos.

Caso a sua cirurgia tenha sido no rosto, o gel de silicone será mais discreto.
O gel também está mais indicado para aplicar sobre articulações, para permitir o movimento e alongamento da pele.

No caso de cicatrizes longas, como é um caso de uma abdominoplastia, considero a fita ou placa de silicone mais vantajosa, pois a pele vais sofrer mais tração e a fita irá reduzir a tensão nos bordos da cicatriz.


Quando devo começar a aplicar o gel ou a fita de silicone?

De forma preventiva, geralmente aconselha-se a partir da segunda semana de pós-operatório, quando os pontos tiverem sido retirados, bem como a cola cirúrgica e as crostas.


Como se deve aplicar o gel ou a fita de silicone?

Deve-se aplicar sobre a cicatriz limpa e sem crostas ou feridas.


Durante quanto tempo devo utilizar o gel ou fita de silicone?

Para um bom efeito terapêutico, o produto de silicone deve ser aplicado no período mínimo de 8 horas diárias. Por isso costumo recomendar que seja usado durante a noite.


Posso reutilizar a fita de silicone?

Depende do tipo de fita. Existem fitas descartáveis e outras reutilizáveis, que foram concebidas para serem reutilizadas até 24 horas.

É aconselhável higienizar a fita. Pode lavar com a espuma do sabão e deixar secar ao ar ou sobre o plástico sobre o qual a fita vinha aderida.



Espero que este artigo tenha sido esclarecedor ?
Cá a(o) espero na Fisiclinic!

Elisa Quintela
Fisioterapeuta Dermatofuncional Especialista em Pós-operatório de Cirurgia Plástica